AzureSharePoint

Unidades de Saúde Familiar com projeto BI na Cloud

Devscope
June 20, 2014

As tecnologias de Business Intelligence estão no centro da plataforma agora lançada e que colocam online de forma agregada todos os indicadores de actividade das unidades que prestam cuidados de saúde primários. 

O passado dia 3 de Junho marcou o lançamento oficial do portal BI|USF. Neste portal as cerca de 400 Unidades de Saúde Familiar (USF) partilham experiências e boas práticas, dão a conhecer o seu trabalho e as mais valias do modelo USF. O evento de lançamento decorreu no auditório da Microsoft, com a presença de vários convidados, USFs e responsáveis das ARS.

A par de uma área de consulta pública todas as USFs têm agora ao dispor uma área privada de trabalho, com funcionalidades de partilha, suporte à contratualização, acompanhamento de indicadores/dashboards e processos de melhoria contínua.

As USFs

Com quase 5 milhões de cidadãos inscritos, as 386 Unidades de Saúde Familiar espalhadas pelo país envolvem 7 mil profissionais. São a face mais visível de uma profunda reforma no sistema de prestação de cuidados de saúde primários, que acelerou o passo em 2006 e que se mantém.

O BI das USF quer ajudar a afirmar a identidade do modelo, demonstrar os seus ganhos em termos de saúde, eficiência, criar mecanismos de melhoria continua e promover a transparência.
“Apesar da sua diversidade e dos resultados positivos que apresentam, as pessoas continuam a desconhecer um pouco o que são as USF. Continua a ser difícil passar a imagem do que são, qual o seu contributo e qual foi o seu impacto nos cuidados de saúde”, defende José Luís Biscaia (na foto) em entrevista ao Jornal de Negócios.

video-BIUSF

Parcerias operacionalizam ideia

Além do protocolo com a ACSS, o BI das USF nasce tirando partido de parcerias com a indústria, mas também com as ordens dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos. A associação a estes parceiros tem em vista a colaboração na identificação ou aferição de novos indicadores que permitam medir ou qualificar a actividade. Já a parceria com três escolas do país (escolas de negócios da UP e da UNL e Centro de Estudos e Investigação em Saúde da UC) têm como principal objectivo criar condições para fomentar a investigação, potenciando o valor da informação existente.

Cloud Computing

A Microsoft é a parceira tecnológica do projecto e para além da plataforma SharePoint 2013 e SQL 2012, este novo portal de dados corre diversos componentes de BI da Microsoft e da DevScope. Adicionalmente a toda a implementação da solução, a DevScope também instalou todo datacenter virtual sobre a plataforma cloud do Microsoft Azure.

biusf

Com grande parte do esforço dedicado ao modelo de dados multi-dimensional e respectivas aplicações de exploração na Web, não seria possível implementar todo o projecto em tão curto espaço de tempo sem a agilidade dos serviços na Cloud do Microsoft Azure.

Site: www.biusf.pt

Promotores: www.usf-an.pt e www.acss.min-saude.pt
Ordens Profissionais: www.ordemdosmedicos.pt, www.ordemenfermeiros.pt e www.ordemfarmaceuticos.pt
Parceiros Académicos: www.pbs.up.pt, www.uc.pt/org/ceisuc, www.novasbe.unl.pt e www.novasbe.pt
Parceiros Institucionais: www.msd-uk.com, www.menarini.com e www.anf.pt

Next article

ITEuropa’s best “Big Data Business Intelligence and Analytics Solution of the Year”

We are very honored to announce DevScope won of the categories in 2014’s ITEuropa Awards. ITEuropa’s European IT & Software Excellence Awards [...]

Devscope
April 2, 2014