10ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto no Porto

Devscope
March 24, 2016

panorama-comunidade-netponto-02

No próximo dia 2 de abril, a DevScope receberá pela primeira vez nos seus escritórios, a Reunião Presencial da Comunidade NetPonto no Porto. Esta será a sua 10ª reunião e contará com a seguinte agenda:

Minificar scripts, otimizar imagens, bundling de CSS e verificação de erros no JavaScript. Estas são apenas algumas das preocupações mais comuns com que nos deparamos ao desenvolver aplicações web.

O mundo do desenvolvimento front-end está a avançar a uma grande velocidade e com isto surgem novas formas de gerir os projetos. O Gulp é uma framework multi-plataforma que permite automatizar tarefas repetitivas e a Microsoft apercebeu-se da sua potencialidade e extensibilidade, tendo-o tornado parte do mais recente ASP.NET Core 1.0.

Nesta sessão vamos falar sobre como o ASP.NET Core 1.0 utiliza o Gulp, integrando-o com NPM e Bower para organizar projetos web e permitir que o nosso esforço seja menor no processo de organização do projeto e mais focado no desenvolvimento.

  • 11:00: Coffee Break
  • 11:30: PowerShell DSCRui Melo [MSFT]

Automatizar tarefas repetitivas relativas a plataformas e aplicações aumenta radicalmente a previsibilidade dos processos, diminuindo o esforço da equipa em áreas que pouco trazem ao negócio a não ser as típicas dores de cabeça. A utilização de scripts de diversos sabores foi desde há muito a solução encontrada. Esta sessão, foca-se num subset de PowerShell o DSC (Desired State Configuration) que, por estar presente de base a partir do Windows Server 2008 SP2, é uma excelente solução para automatizar a instanciação, configuração e instalação de plataformas ou aplicações. Welcome to the deployment world!

  • 12:30: Painel de Discussão e Sorteio de Prémios

No final da reunião, todos os participantes serão convidados a participar num almoço com uma atmosfera mais informal, de forma a prolongar o convívio da comunidade promovendo a partilha de experiências (o almoço terá lugar num restaurante próximo do local do evento e a participação será opcional).

O evento irá decorrer no próximo dia 2 de abril aqui nas instalações da DevScope (Rua Passos Manuel, 223 – 3º Andar – 4000-385, Porto). As inscrições não têm custo mas são limitadas pelo que é obrigatório que efetue aqui o seu registo: http://www.eventbrite.co.uk/e/10a-reuniao-presencial-da-comunidade-netponto-no-porto-tickets-23896476003

Da nossa parte esperemos que o evento seja um sucesso e que se repita periodicamente no futuro.

Next article

Sector público reúne no Porto

A Microsoft está sempre em movimento para desenvolver as tecnologias mais inovadoras e para ficar mais próxima das necessidades das comunidades locais. D[...]

Devscope
March 14, 2016